26/03/2016

Dia 16 - Sarau Literário - um serão em torno dos livros e da leitura na companhia dos pais/famílias - momentos inesquecíveis!


O dia 16 foi marcado pela realização do "Sarau Literário".

É de destacar a grande adesão dos dinamizadores, a diversidade das atividades  e a presença de um número elevado de pais/comunidade.

 Quanto ao primeiro aspeto, regista-se a participação dos seguintes dinamizadores:

- alunos do 1º A e sua professora Olga Adão;

- turma do 3º B e a sua professora Irene Mota;

- professora Aniceta Almeida e alguns alunos do 4º A;

- alunos do 4º B e o seu professor Faustino Almeida;

- alunos das várias turmas do 6º ano e sua professora de Educação Musical, Cristina Mota Pinto;

- Clube de Leitura e Aventura, orientado pela professora Teresa Fernandes;

- Clube de teatro, orientado pela PB - Lúcia Morgado;

- Dueto musical, composto pela Assistente Operacional Julieta Pereira e pelo Professor Fernando Pereira.


Relativamente às atividades apresentadas, constatámos uma grande diversidade, tornando o serão mais agradável e enriquecedor:

- canções alusivas ao livro e a outras temáticas, cantadas por alunos e não só, que a todos encantaram!

- danças e coreografias muito ritmadas e animadas!

- leitura expressiva de poemas e textos adequadamente selecionados!

- dramatização de textos relativos a obras consagradas (Menino de Todas as Cores, de Luísa Ducla Soares, Manifesto Anti-Leitura, de José Fanha) e a situações "inventadas" ("Nós, os livros", Tele-escolar, o noticiário mais atual da atualidade)!

Em relação à presença dos pais/família e comunidade, foi com enorme agrado que recebemos tantos!

A sua grande adesão a esta iniciativa, demonstra a sua forte ligação à escola e, acima de tudo, o grande apoio e apreço que têm pelos seus filhos/familiares e pelas atividades em que eles participam.


Foi um serão diferente e festivo, em torno dos livros e da leitura, abrilhantado pela companhia dos pais/famílias.


No fundo, os dinamizadores, a diversidade de atividades e a grande presença dos pais, são a prova que a LEITURA une as pessoas! Permite-nos VIVER a escola de diferentes maneiras, intensificando os elos que nos unem...   

Tenho consciência que são iniciativas muito trabalhosas, que requerem muito empenho, responsabilidade e colaboração dos alunos, dos professores, dos assistentes operacionais, dos pais/famílias e da direção do agrupamento. Contudo, todos sabemos que são experiências muito enriquecedoras e marcantes, as quais permitem o desenvolvimento de diferentes competências.

Acredito que tenham sido momentos inesquecíveis, sobretudo para os alunos intervenientes. É por eles que todos os esforços VALEM A PENA!

Obrigada a todos que tornaram possível a realização deste serão!

Obrigada a todos os presentes, nomeadamente ao Senhor Subdiretor, professor Luís Nóbrega, ao Senhor Coordenador de Estabelecimento, professor Rogério Abreu e ao Presidente da Associação de Pais.

Um agradecimento muito especial aos alunos, aos seus professores e aos assistentes operacionais, sem os quais não teria sido possível a realização desta atividade, uma vez que, dado o elevado número de participantes/dinamizadores e famílias presentes, a mudança do espaço (da sala 4 para o ginásio) acarretou uma grande sobrecarga de trabalho e de preocupação.

Como diz e muito bem o ditado popular "União faz a força"!

Sem comentários:

Enviar um comentário