Pesquisa na web

25/02/2017

Leituras que UNEM - Contos catárticos com chá...





No âmbito do projeto “Leituras que UNEM”, as bibliotecas escolares levaram a cabo uma atividade a que chamaram “Contos catárticos com chá”, os quais foram oferecidos aos alunos do 1º ano de escolaridade do agrupamento. Ao longo das últimas duas semanas de fevereiro, todas as escolas receberam a visita das professoras bibliotecárias e, algumas vezes, de convidados especiais – os alunos do Curso Vocacional da Escola Grão Vasco.
Usando a leitura para fortalecer o bem-estar emocional e o contacto do auditor/leitor consigo mesmo, cada turma desfrutou de um modo diferente de entrar no universo do conto e do mundo sensorial.

Nas sessões partilhou-se a leitura em voz alta, com suportes e contextos associados ao efeito catártico que os contos podem ter, no desbloqueio emocional. A música de fundo sempre calma, os chás com diferentes cheiros e sabores, foram uma mais-valia nesta atividade.
O chá escolhido foi servido com a leitura do conto específico ao seu efeito, de acordo com as emoções de leitura que se pretendiam despertar. Alguns acessórios apoiaram o propósito da catarse desejada, deixando os alunos/ouvintes ainda mais expectantes e motivados.

Nos dias 17 e 20 de fevereiro, os alunos do Curso Vocacional do 9º ano dinamizaram os Contos Catárticos com Chá para os alunos do 1.º ano de escolaridade das escolas da Ribeira e João de Barros. Obrigada a estes alunos e à sua DT, que dinamizaram estas sessões, com empenho, dedicação e uma enorme generosidade.
O sucesso desta atividade também se deve ao contributo e à grande partilha das minhas colegas Helena Marques, São Fonseca e Cristina Coelho. Obrigada a todas.

Obrigada também aos docentes do 1º ano que se mostraram, desde o primeiro instante, abertos a esta nossa proposta. A colaboração de cada um, após o término das sessões será muito importante no trabalho que os alunos irão desenvolver.









Sem comentários:

Enviar um comentário