19/11/2016

Alunos do nosso agrupamento são pequenos grandes autores do livro " Histórias Ajudaris'16

Ajudaris, 16 – Histórias de encantar escritas por jovens alunos

A AJUDARIS é uma associação particular de carácter social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social.

O projecto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, é um dos projetos mais inovadores e emblemáticos desta associação, promovendo a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. As crianças participantes, com a orientação de professores, tornam-se verdadeiros autores de histórias de encantar, sobre temas como a solidariedade, os afetos, a cidadania, o ambiente, os valores, entre outros. Cada história conta com um ilustrador solidário que colhe inspiração na história que lhe for atribuída, dando cor e vida às suas personagens e cenários. Os artigos postos à venda irão contribuir para sorrisos de crianças, jovens e adultos carenciados.

No ano letivo 2015-2016, o tema a concurso foi “A Alimentação e o desperdício alimentar”. Como habitualmente, as bibliotecas lançaram o desafio aos professores da Educação Pré- Escolar, 1º e 2º ciclos, tendo sido vários a aderir, em especial do 1º ciclo. De entre as histórias enviadas pelo nosso Agrupamento, foram selecionadas as seguintes: “Gulopreguiçasedentarismo”, da turma do 4º B da escola de Vildemoinhos, orientada pela professora Rosa Lameira; “ A Menina que não gostava de fruta!”, da turma do 3º A da escola do Massorim, orientada pela professora Augusta Pereira; “Versos com Sabor”, da turma do 1º e 4º ano da escola de S. Salvador, orientada pela Professora Andreia; “ Todos precisamos uns dos outros”, da turma do 4º B, da escola da Ribeira, “ Todos os alimentos são importantes”, turma do 6º I da escola Grão Vasco e “Roda dos Alimentos”, turma do 3º A da escola João de Barros, orientada pela professora Ana Paula Paiva. Esta última foi ilustrada por Sandra Rilova e esta lustração foi seleccionada para a capa do volume III, onde constam todas estas histórias.

O lançamento deste volume foi feito no dia 22 de Outubro, na Universidade Lusíada do Porto e contou com a presença da Coordenadora das BE, professora São Borges e alguns pais/EE e alunos.
Neste momento as bibliotecas estão a apoiar este projecto através da venda destes livros.


Queremos agradecer a todos os que têm colaborado neste projecto solidário, em especial aos professores que aderiram através da escrita de histórias com os seus alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário