29/11/2016

FEIRA DO LIVRO - 7 a 14 de dezembro


A Feira do Livro é uma óptima oportunidade para conheceres novos livros e para poderes comprar os que mais gostares a preços mais acessíveis. APROVEITA!

O Natal está a chegar
Um livro como presente
Podes agora comprar
E deixar alguém contente!




Concurso Concelhio de Leitura - 1ª Fase


A Biblioteca Escolar desafia os alunos do 4º, 5º e 6º ano a participar no Concurso Concelhio de Leitura.

Inscreve-te! Requisita o livro selecionado na BE.

CONTAMOS CONTIGO!





27/11/2016

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - Registo de alguns momentos

É sempre importante sensibilizar os alunos e as pessoas em geral para esta temática.

Os nossos convidados deram um testemunho muito sentido e muito pragmático.

Houve muita interação com os alunos, deixando uma mensagem de grande esperança.

Obrigada por partilharem connosco a vossa experência e a vossa grande determinação.

Parabéns por todo o trabalho e todos os projetos que têm levado a cabo, mostrando que a maior limitação é a falta de força de fontade e de determinação.

Sem estas duas grandes qualidades nada se consegue na vida.

Deixamos aqui o registo de alguns desses momentos.


Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, económica e cultural.

Os professores de Educação Especial e a Biblioteca Escolar, querem sensibilizar os alunos para esta problemática, promovendo uma sociedade mais justa, mais compreensiva e mais feliz, assente no lema "Todos diferentes, TODOS IGUAIS"




Nesse âmbito, irão levar a cabo as seguintes atividades:





19/11/2016

Concurso Literacia 3D





A iniciativa LITERACIA 3D consiste num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, envolvendo os respetivos professores e estabelecimentos de ensino, com o propósito de avaliar a literacia da leitura, da matemática e da ciência.

Na nossa escola irão participar alunos do 5º ano - Prova de Literacia da Leitura e do 6º ano - Prova de Literacia da Matemática.

Para o 5º ano, o desafio começa já na 2ªf - dia 21 e para o 6º ano é no dia seguinte, 3ªf, dia 22!

OBRIGADA PELA PARTICIPAÇÃO!

BOA SORTE!

Eis os alunos a realizar as suas provas. 

Obrigada aos alunos participantes e às professoras que os incentivaram: Cristina Neves e Jacinta Melo.

Logo que saibamos os resultados, serão aqui anunciados.  

O teatro veio à escola - Companhia AtrapalhArte - As Aventuras de Pinóquio



As turmas do 3º e do 4º ano do nosso agrupamento tiveram, nos dia 15, 16 e 17 de novembro , a oportunidade de assistir à peça de teatro " As Aventuras de Pinóquio".

A Companhia AtrapalhArte de Coimbra, continua a fascinar o público infantil e o adulto. Consegue misturar à arte da representação, uma dose muito bem temperada de humor. 

O feedback de quem assistiu é muito positivo.  As Aventuras de Pinóquio do escritor Carlo Collodi do século XIX, ganharam uma nova vida, tal como o boneco de madeira. 

Foi um dia inesquecível!

Parabéns!


Eis alguns registos desses momentos.

Para veres mais clica em cima da imagem!




Alunos do 1º e 2º ano assistiram ao espetáculo" Abílio, o guardador de abelhas" no teatro Viriato



O Teatro Viriato disponibilizou 4 sessões unicamente para os alunos do 1º e do 2º ano do nosso agrupamento, nos dias 8, 9 e 10 de novembro. A atividade foi organizada pelas Professoras Bibliotecárias, como forma de abordar o projeto de ano do 1º CEB.  A peça de teatro «Abílio, o Guardador de Abelhas» teve como intérpretes Graeme Pulleyen, Ricardo Augusto e Luís Belo. Trata-se de um caso de perfeita comunhão entre as artes performativas - teatro, música e imagem - e ao apelo ecológico que é cada vez mais indispensável e urgente.


A peça procura levantar questões sobre as prioridades atuais das chamadas sociedades desenvolvidas e a sustentabilidade da vida coletiva. Celebra a capacidade do ser humano batalhar pela sua própria felicidade, numa visão ecológica. 















Deixamos aqui alguns registos da percurso de alguns alunos da escola João de Barros até ao teatro Viriato.

                                              Para veres mais clica em cima da imagem!






Alunos do nosso agrupamento são pequenos grandes autores do livro " Histórias Ajudaris'16

Ajudaris, 16 – Histórias de encantar escritas por jovens alunos

A AJUDARIS é uma associação particular de carácter social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social.

O projecto “Histórias da Ajudaris”, criado em 2009, é um dos projetos mais inovadores e emblemáticos desta associação, promovendo a leitura, a escrita, a arte e a solidariedade. As crianças participantes, com a orientação de professores, tornam-se verdadeiros autores de histórias de encantar, sobre temas como a solidariedade, os afetos, a cidadania, o ambiente, os valores, entre outros. Cada história conta com um ilustrador solidário que colhe inspiração na história que lhe for atribuída, dando cor e vida às suas personagens e cenários. Os artigos postos à venda irão contribuir para sorrisos de crianças, jovens e adultos carenciados.

No ano letivo 2015-2016, o tema a concurso foi “A Alimentação e o desperdício alimentar”. Como habitualmente, as bibliotecas lançaram o desafio aos professores da Educação Pré- Escolar, 1º e 2º ciclos, tendo sido vários a aderir, em especial do 1º ciclo. De entre as histórias enviadas pelo nosso Agrupamento, foram selecionadas as seguintes: “Gulopreguiçasedentarismo”, da turma do 4º B da escola de Vildemoinhos, orientada pela professora Rosa Lameira; “ A Menina que não gostava de fruta!”, da turma do 3º A da escola do Massorim, orientada pela professora Augusta Pereira; “Versos com Sabor”, da turma do 1º e 4º ano da escola de S. Salvador, orientada pela Professora Andreia; “ Todos precisamos uns dos outros”, da turma do 4º B, da escola da Ribeira, “ Todos os alimentos são importantes”, turma do 6º I da escola Grão Vasco e “Roda dos Alimentos”, turma do 3º A da escola João de Barros, orientada pela professora Ana Paula Paiva. Esta última foi ilustrada por Sandra Rilova e esta lustração foi seleccionada para a capa do volume III, onde constam todas estas histórias.

O lançamento deste volume foi feito no dia 22 de Outubro, na Universidade Lusíada do Porto e contou com a presença da Coordenadora das BE, professora São Borges e alguns pais/EE e alunos.
Neste momento as bibliotecas estão a apoiar este projecto através da venda destes livros.


Queremos agradecer a todos os que têm colaborado neste projecto solidário, em especial aos professores que aderiram através da escrita de histórias com os seus alunos.

08/11/2016

Reunião - Clube dos AMIGOS da Biblioteca Escolar


Ao longo do mês de Outubro, aquando da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a BE lançou um desafio:

Criar um Clube dos AMIGOS da BE.

Estamos muito contentes com o nº de inscrições. Obrigada!

Agora chegou a hora de nos organizarmos e vermos qual poderá ser o contributo de cada um.

Assim, amanhã haverá uma "reunião"/ encontro.

APARECE! CONTAMOS CONTIGO!


Halloween - Um dia muito divertido com muitas vassouras à mistura!

Os professores de Inglês do 1º ciclo lançaram um desafio aos seus alunos:

Um Concurso de Vassouras!

Os alunos aderiram de forma entusiástica e "choveram" vassouras por todo o lado!!

Todas elas muito criativas e algumas bem "horríveis!", bem adequadas a esta data festiva!!

A exposição tornou-se um pouco complicada, pelo elevado nº de vassouras, bem como pelo espaço que se revelou pouco adequado à exposição deste este tipo de trabalhos.

Pedimos desculpa pelas falhas que foram surgindo e estamos certas que nos compreenderão.

O importante foi a vossa participação, a vossa dedicação a este desafio, o desenvolvimento da vossa criatividade e o vosso contributo para tornar a escola mais VIVA, mais colorida e mais divertida!


OBRIGADA E PARABÉNS A TODOS!


Eis os vencedores!! PARABÉNS!

A turma do 4º A na comemoração do Halloween!


Exposição de vassouras...



05/11/2016

O contributo dos alunos do 5º ano no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


No mês de outubro, as turmas do 5º ano visitaram a nova Biblioteca Escolar para saberem como a mesma está organizada e como poderão usar os seus recursos da melhor maneira. 

Refletiram sobre o lema deste ano " Aprende a descodificar o teu Mundo" e foram desafiados a apresentar 5 regras do que se pode e outras 5 do que não se pode fazer na Biblioteca Escolar. Aceitaram com entusiasmo este desafio e surgiram ideias muito interessantes por parte de todas as turmas. 

Por fim, cada turma contribuiu com duas frases para a elaboração conjunta do acróstico 
" Biblioteca". Revelaram  muita imaginação e mostraram que sabiam bem quais as funções da BE.

OBRIGADA A TODOS!







Não se esqueçam de cumprir as regras que elaboraram para o bom funcionamento da BE!

Participa nas atividades que te propomos!

Estamos à tua espera!

A Menina Poesia espalhou magia...


No âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a Menina Poesia visitou todas as turmas do 1º ciclo e espalhou magia!

Além de jogos de rimas e da leitura de pequenos poemas, a Menina Poesia fez uma leitura dramatizada da obra " A Flor vai ver o Mar" do grande escritor Alves Redol.

Viveram-se momentos agradáveis, em que se e apelou para a beleza da poesia, bem como para a importância de valores fundamentais: a solidariedade, a amizade, a preservação do meio ambiente... 

VIVAM AS PALAVRAS!

VIVA A POESIA, que as sabe dizer de forma tão bonita!

Foto:

Encontro com Rodolfo Castro... um encontro inesquecível!

No âmbito da Comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, tivemos a presença encantadora do contador profissional e escritor argentino, Rodolfo Castro, que nos abriu a um universo da narração oral que só ele sabe criar. Pelo estilo peculiar, a presença expressiva e a linguagem não-verbal que o acompanham, o tom do contador é único.
As crianças da Educação Pré-Escolar desfrutaram de uma experiência lúdica e artística que certamente as irá acompanhar por bastante tempo.
Foi muito útil o contacto com álbuns literários onde nos espera o inesperado.
Foram momentos divertidos e inesquecíveis.

Para além das crianças da Educação Pré-Escolar que desfrutaram de uma experiência lúdica e artística que certamente as irá acompanhar por muito tempo, também os professores, AO e outros técnicos (num total de 49) tiveram a oportunidade de participar numa sessão plenária, onde este profissional apresentou pistas e técnicas de leitura para conquistar leitores e ainda apresentou alguns dos seus livros fascinantes.