14/11/2015

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES - algumas passagens para mais tarde recordar...

Obrigada a todos quantos colaboraram nas iniciativas propostas pelas BE´s ao longo do mês!


"A Biblioteca é Super…" foi o tema do mês das Bibliotecas Escolares no ano 2015.
Ao longo do mês de Outubro, mês Internacional das BE, as bibliotecas do Agrupamento promoveram desafios e apresentaram as potencialidades e diversidade de recursos e serviços que a biblioteca dispõe a toda a comunidade educativa, através de sessões de formação de utilizadores para os alunos do 5ºano e da realização de um Bibliopaper. Uma das tarefas mais aliciantes foi qualificar a biblioteca a partir da expressão «a biblioteca é super…», tendo por base o cartaz temático, tendo-se verificado pelas respostas dos alunos, que estes revelam um sentido crítico em relação à biblioteca que têm e/ou gostariam de ter. Por sua vez, desenvolveram-se sessões de promoção da leitura em todos os jardins de infância e escolas do 1º CEB, dinamizando as obras: «O meu livro» de Rui Reizinho; «O pequeno trevo» de Ana Cristina Luz; «Desculpa, por acaso és uma bruxa?» de Emily Horn; «A Lua Conta-me Histórias» de Bernardino Pacheco e «O canteiro dos livros» de José Jorge Letria.


Para todos ficou marcada a ideia de que ler é uma experiência gratificante. Super emocionante! Emoções, valores e sonho vieram à superfície e despertaram os pequenos ouvintes e leitores para o gosto de ler mais.



Outra atividade muito interessante e que agradou muito os alunos foi a oficina “Histórias de Cordel”, dinamizada pela professora Paula Almeida, com as turmas do 3º A e 4º B da escola JB. Os alunos deram asas à imaginação e criaram, oralmente, histórias muito interessantes, as quais posteriormente, foram escritas, formando o primeiro livro de cada aluno.
Registos de alguns desses momentos:

Dia da Alimentação


Em articulação com os professores titulares de turma e equipa do PES, as bibliotecas escolares comemoraram o dia mundial da alimentação, dinamizando a atividade «Poesia à Mesa», com declamação de poemas alusivos ao tema, nos mais diversos locais da escola. Porque não basta alimentar o corpo de um modo saudável, mas também o intelecto e as emoções, com boas leituras, os alunos degustaram um almoço diferente! Além dos poemas, os alunos também foram presenteados com adivinhas, provérbios e poemas, enquanto tomavam a refeição na cantina.



26 de outubro - Dia Nacional das Bibliotecas Escolares

O Dia Nacional das Bibliotecas, 26 de outubro, foi vivido com muita emoção e intensidade na escola JB! Os alunos aderiram ao apelo da BE e, no átrio da escola, fizeram fila para a requisição de livros, que neste dia bateu o record!


A “ Maratona da Leitura”, foi outra atividade para assinalar esta data. Ao longo de todo dia, houve leituras na BE, dinamizadas por professores, alunos, funcionários e pais/EE, as quais deliciaram as várias turmas que assistiram.



Desafio - Elaboração de marcadores de livros a partir de materiais recicláveis


Ao longo do mês de outubro os alunos fizeram marcadores de livros e demonstraram que têm muita imaginação e criatividade! O contributo de todos permitiu que se realizasse uma exposição muito diversificada e criativa que agora anda de escola em escola!







Peça de Teatro “Robertices”

 No âmbito da leitura orientada da obra “Robertices” de Luísa Dacosta, enquadrada na Educação Literária e recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, todas as turmas do 3º ano do Agrupamento de escolas Grão Vasco- Viseu, tiveram a oportunidade de assistir a uma representação da obra, pela companhia de teatro Atrapalharte, que teve lugar no dia 30 outubro, nos auditórios do Centro Paroquial de S. José e da Escola João de Barros. Todos os alunos e professores envolvidos fizeram uma apreciação muito positiva do trabalho desenvolvido pelos jovens atores que permitiu uma abordagem mais agradável da obra literária.        






Sem comentários:

Enviar um comentário