O “Dia da Europa”, comemorado a 9 de maio, nasceu no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de junho de 1985 e foi celebrado pela primeira vez em 1986.
Símbolo
europeu
Inicialmente dirigido, em particular, à comunidade escolar, o Dia da Europa é um dos símbolos da União Europeia (UE) e constitui o mote para a dinamização de atividades que procuram aproximar a Europa dos cidadãos.
Porquê dia 9
de maio?
Dia 9 de
maio de 1950, pelas 16h00, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios
Estrangeiros de França, apresentou, no Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay, em
Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a UE.
Por se
considerar que esse dia foi o marco inicial da UE, os Chefes de Estado e de
Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como
"Dia da Europa".
Propõe-se confirmar o dia 9 de maio de cada ano como o Dia da Europa, com vista a criar consciência e dar informação nas escolas, em particular, mas também na televisão e outros órgãos de comunicação social. Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman».
Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.
Sem comentários:
Enviar um comentário